Neuro

Primary tabs

Digs's picture

Sp 1.1

Subjects: 

Bookmark to learn: Login to use bookmarks.

Bookmark to learn: Login to use bookmarks.

Add to collection ... add Neuro to your collections:

Help using Flashcards ...just like in real life ;)

  1. Look at the card, do you know this one? Click to flip the card and check yourself.
  2. Mark card Right or Wrong, this card will be removed from the deck and your score kept.
  3. At any point you can Shuffle, Reveal cards and more via Deck controls.
  4. Continue to reveal the wrong cards until you have correctly answered the entire deck. Good job!
  5. Via the Actions button you can Shuffle, Unshuffle, Flip all Cards, Reset score, etc.
  6. Come back soon, we'll keep your score.
    “Repetition is the mother of all learning.”
  7. Signed in users can Create, Edit, Import, Export decks and more!.

Bookmark to learn: Login to use bookmarks.

Share via these services ...

Email this deck:

Right: #
Wrong: #
# Right & # Wrong of #

Definir malformação, deformação, sequência e síndrome.

Malformação: Condição congênita.
Deformação: Distorção nas estruturas já formadas.
Sequência: Sequências compreendem uma ou mais anomalias morfológicas secundárias que sabidamente ou presumidamente resultantes de uma única malformação, disrupção, displasia ou deformação.
Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas, independentemente da etiologia que as diferencia.

Diferenciar congênito de genético.

Uma doença congênita é uma que se manifesta desde o nascimento é uma doença genética tem relação com DNA e pode ser ou não transmitida para seus descendentes. Dessa forma, nem toda doença genética é hereditária, porém toda doença hereditária é genética.

Definir microcefalia e hidrocefalia.

Hidrocefalia é a produção excessiva de LCS, a obstrução ao fluxo do LCS ou a interferência com a absorção de LCS resultam em excesso de líquido nos ventrículos cerebrais e aumento das dimensões da cabeça, um distúrbio denominado hidrocefalia obstrutiva. O excesso de LCS dilata os ventrículos, adelgaça o córtex cerebral e separa os ossos da calvária em recém-nascidos/lactentes. Embora possa ocorrer em qualquer lugar, a obstrução geralmente se dá no aqueduto do mesencéfalo ou em um forame interventricular. A estenose do aqueduto pode ser causada por um tumor adjacente no mesencéfalo ou por resíduos celulares após hemorragia intraventricular ou infecções bacterianas e fúngicas do sistema nervoso central.

Diferenciar hidrocefalia comunicante de não comunicante.

A obstrução à circulação de LCS ocasiona dilatação dos ventrículos acima do ponto de obstrução e compressão dos hemisférios cerebrais. O encéfalo é comprimido entre o líquido ventricular e os ossos da calvária. Em recém-nascidos/lactentes, a pressão interna resulta em expansão do encéfalo e da calvária porque as suturas e os fontículos ainda estão abertos. É possível produzir um sistema de drenagem artificial para contornar o bloqueio e permitir a saída de LCS, assim reduzindo os danos encefálicos.
Na hidrocefalia comunicante, não há comprometimento do fluxo de LCS através dos ventrículos e para o espaço subaracnóideo. Entretanto, há obstrução parcial ou completa ao deslocamento de LCS desse espaço para o sistema venoso. O bloqueio pode ser causado pela ausência congênita de granulações aracnóideas, ou pode haver obstrução das granulações por hemácias em virtude de hemorragia subaracnóidea.

Subjects: